Como ter uma varanda segura para crianças

O melhor planejamento para a segurança das crianças é a prevenção!
Não é poque a criança é pequena, que não alcança a varanda ou a janela: ela pode subir em banquinhos, cadeiras, mesas, vasos ou cômodas. Um pequeno descuido pode gerar graves consequências, por isso, devemos usar todos os meios que estiverem ao nosso alcance para que as crianças não se envolvam em acidentes domésticos, que são mais comuns do que algumas pessoas imaginam.
Muitos dos acidentes que têm crianças como protagonistas são, em parte, consequência da falta de atenção e dos descuidos dos pais, avós ou de quem costuma tomar conta dos pequenos.

Se não tomarmos as medidas de segurança apropriadas, a varanda de um apartamento se torna um lugar extremamente perigoso.
A seguir, apresentamos algumas propostas para que você faça da sua varanda um lugar mais seguro:

• Mantenha a porta de acesso à varanda sempre bem fechada.

• Nunca deixe as crianças sozinhas na varanda.

• Não devemos deixar na varanda objetos que as crianças possam subir ou escalar, como vasos altos, mesas e cadeiras, tamboretes, etc. Em suma, nada que eles possam arrastar até a beira da varanda.

• As grades das varandas devem oferecer segurança. Verifique se as barras estão bem firmes.

• No geral, o mais adequado é sempre ter um adulto tomando conta das crianças.

• No entanto, para ficarmos mais tranquilos, o mais indicado é a instalação de redes de segurança nas varandas.
Elas são parecidas com as redes utilizadas nas balizas dos campos de futebol, porém, são esticadas ao redor da varanda, tornando-se uma espécie de barreira, impedindo, assim, a passagem das crianças e, consequentemente, quedas e acidentes mais graves.
As redes de segurança não atrapalham a entrada de luz, e também podem ser instaladas em janelas, escadas, coberturas, além de diversos outros locais.

 

Coloque as telas ou grades de segurança e diminua sua preocupação.

 

Quando o assunto é proteção contra acidentes e quedas de janelas, varandas e sacadas, principalmente em cidades que crescem cada vez mais para o alto, a colocação de telas de segurança é imprescindível. A segurança das crianças, dos idosos e dos animais de estimação deve vir sempre em primeiro lugar.

Sendo assim, acabe com algumas dúvidas e confira, logo abaixo, alguns quesitos importantes a serem avaliados:

 

• Estética x Segurança

 

Proteção:
Redes de proteção não são itens de decoração. Elas podem modificar o visual dos imóveis, mas são fundamentais para a proteção em diversos ambientes.
Além de evitar a entrada de pombos e outras aves, o que é comum em centros urbanos, também garantem a segurança de crianças, idosos, animais de estimação e adultos distraídos ou sonâmbulos.

Alteração da Fachada:
A Redes 4 Estações está sempre atenta à essa questão: as redes de proteção são instaladas de acordo com as normas vigentes, respeitando o design arquitetônico do ambiente.
Em alguns casos, é recomendável uma consulta prévia ao regulamento interno do condomínio, embora a maioria das decisões judiciais costumem ser favoráveis às instalações das redes de proteção, sob a ótica de que a proteção à vida é mais importante do que a proibição das alterações nas fachadas dos prédios.

 

• Especificações

 

Tamanho da Malha:
De acordo com a finalidade da rede, o tamanho da malha pode variar entre 3 cm, 5 cm, 7 cm, 10 cm e 15 cm.
Para que as crianças não atirem brinquedos e os gatos não passem pelas redes, o ideal são as redes com malhas de 3 cm ou 5 cm.
Se houver a necessidade de passar a mão pela rede, por exemplo, para abrir a janela, as malhas de 10 cm ou 15 cm são as mais indicadas.

Materiais:
As cordas de sustentação das redes de proteção são fabricadas com polietileno virgem de alta densidade e recebem um tratamento especial, que garante máxima proteção anti-UV.

Resistência:
As redes de proteção da Redes 4 Estações suportam uma carga de até 500 kg por m², e são testadas, ao término da instalação, por profissionais devidamente qualificados.

Cores:
Redes nas cores: Branca, Prata, Cinza, Preta, Areia, Marron, Verde e Azul.
Além da pintura, também possuem anti-UV, o que proporciona alta resistência e durabilidade.

Ganchos:
A qualidade dos ganchos é fundamental para a máxima proteção das redes de proteção nas varandas. Outro ponto importante é a contratação de profissionais qualificados para uma perfeita fixação dos ganchos.

Garantia:
A garantia entre as empresas de redes de proteção costuma variar entre 2 e 3 anos.
Uma rede de proteção dura, em média, 3 anos. Parece pouco, mas, apesar do material em si poder durar mais, devemos levar em conta que as redes, normalmente, ficam expostas à chuva, ao sol e outras condições que contribuem para deteriorar o material mais rapidamente.
Após o prazo estabelecido pelo fornecedor, é muito importante realizar a substituição das redes de proteção.
Lembre-se de procurar empresas idôneas e com referência de trabalhos bem executados, com colocação
adequada, assistência e garantia, como a Redes 4 Estações.

 

• Animais de Estimação

 

Bem-estar x Proteção:
Alguns animais de estimação adoram ficar apreciando a vista das varandas e das janelas, muitas vezes, completamente distraídos. Por isso, para que não ocorram quedas, é recomendável a instalação de redes de proteção para animais domésticos, a fim de garantir a máxima proteção no ambiente em que eles vivem.

Gatos e Cachorros:
Se os gatos e/ou cachorros estiverem roendo as cordas da rede de proteção, será necessária a aplicação de algum repelente na tela de segurança, como um spray afasta pet, para evitar que eles façam buracos e, consequentemente, acabem caindo, caso passem pelo rombo.

 

• Normas Vigentes

 

ABNT:
A Redes 4 Estações segue rigorosamente as determinações da norma 16046-1:2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que rege a qualidade dos produtos, tanto na produção quanto na instalação.

 

• Instalação

 

DIY:
O estilo “Faça Você Mesmo” não é recomendável neste caso.
Além de falarmos sobre a proteção da sua família, falamos também sobre a segurança de quem vai instalar as telas de proteção. Sendo assim, o mais indicado é confiar em empresas especializadas na execução desse serviço, como a Redes 4 Estações, que possui profissionais treinados adequadamente para cada tipo de instalação.

Instalação:
A instalação das telas de proteção pode ser realizada de diferentes maneiras. Aplicaremos a técnica necessária para a colocação das redes de segurança de acordo com o tipo de varanda, sacada e/ou janela do seu imóvel.

Preço:
Entre em contato com a central de atendimento da Redes 4 Estações e solicite uma cotação gratuita. Avaliaremos as suas necessidades e enviaremos um orçamento detalhado.
Garantimos uma ótima relação custo x benefício para os nossos clientes.

 

• Manutenção

 

Limpeza:
Para a limpeza, indicamos apenas um pano úmido. Produtos químicos nunca devem ser utilizados, porque podem comprometer a estrutura das redes, além de ampliarem a corrosão do material, que já fica exposto à ação do sol e da chuva.

Manutenção:
Fique atento ao prazo de validade das redes de proteção, e providencie sua substituição de acordo com as recomendações do fabricante.
Se as redes de proteção arrebentarem, o único procedimento cabível é a troca de toda a rede.

Clique Aqui para Fazer um Orçamento de Redes de Proteção.