Onde e por que instalar Redes de Proteção?

Redes de Proteção Agrícola

 

Redes de proteção ou telas de proteção, no meio agrícola, funcionam como cercas ou telas, que impedem o trânsito entre duas áreas, trazendo segurança e comodidade para os seus serviços.

Vantagens: 

Fácil manejo e higienização;

Excelente durabilidade;

Ótima ventilação

Não enferruja.

 

P1010610

 

 

Redes de Proteção para Agropecuária

 

As Redes de Proteção ou Telas de Proteção para a Agropecuária funcionam como cercas ou telas, restringindo o acesso entre diferentes áreas, trazendo segurança e comodidade ao longo do trabalho.

Vantagens: 

Impede ferimentos e fuga das aves e de outros animais;

Fácil manejo e higienização;

Excelente durabilidade;

Ótima ventilação

Não enferruja.

 

 

Redes de Proteção Contra Acidentes de Trabalho

 

É fundamental adotar procedimentos seguros para evitar acidentes de trabalho, em especial, na construção civil, que oferece tantos riscos para o trabalhador.
Previna-se e evite esses acidentes contratando os serviços de Redes de Proteção 4 Estações.

 

 

Redes de Proteção Contra Pombos

 

Pombos são animais com grande potencial de transmissão de doenças, como criptococose, clamidiose, salmonelose, além de dermatites e outros tipos de alergia.
Medidas de extermínio do animal (envenenamento, captura, armas de fogo, etc) são proibidas, e as redes de proteção são uma excelente opção para o afastamento dos bichinhos.

 

 

Onde colocar redes antipombos?

 

Para afastar os pombos é necessário identificar locais onde os bichos possam fazer ninhos ou ter fácil acesso à água ou comida. Para se reproduzir, pombos procuram vãos de edificações, como caixas de ar condicionado, espaços abertos entre forrações, nichos externos, beirais largos de janelas ou sacadas, floreiras, etc. As redes de proteção são colocadas de forma a bloquear o acesso dos pombos sem que os mesmos consigam aterrissar ou parar naquele espaço.
Era muito comum que somente os responsáveis por moinhos, ginásios, escolas ou condomínios procurassem empresas especializadas para a instalação de redes antipombos, porém, atualmente, é crescente o número de pessoas que instalam telas nas janelas de suas cozinhas e áreas de serviço, com o propósito de evitar que pombos entrem e deixem sujeira sobre a roupa limpa ou em cima das bancadas de preparo de alimentos.
A rede antipombos precisa ter malha fechada para evitar o acesso dos animais. Recomendamos redes de polietileno em malha 5 (com 5 cm de lado no losango da rede).

 

 

Redes de Proteção Industrial

 

As redes de proteção industrial fornecem proteção para os funcionários, isolando áreas que são perigosas. Também é de grande utilidade para a divisão de áreas em empresas.
Solicite os serviços das Redes de Proteção 4 Estações e mantenha seu ambiente de trabalho organizado.

 

 

Redes de Proteção Para Animais 

 

Animais de estimação também precisam de cuidado, principalmente, em alturas. Instale redes de proteção nas janelas, sacadas e floreiras, pois estes são os pontos mais propícios para quedas. As redes de proteção funcionam para cães, gatos, pássaros e diversos outros tipos de animais, de todos os tamanhos.

 

animais

 

 

Redes de Proteção Para Basquete

 

Instalando as Redes de Proteção em Quadras de Basquete, a prática do esporte se torna muito mais segura, tanto para quem está jogando quanto para quem está assistindo. Não perca tempo e entre em contato com a  central de atendimento da Redes Quatro Estações, para um orçamento grátis.

 

 

Redes de Proteção Para Cama Elástica

 

Toda criança se encanta e pula muito quando está diante de uma Cama Elástica. Sendo assim, temos que priorizar a segurança delas!
Entre contato com a  central de atendimento da Redes Quatro Estações, e instale nossas redes de segurança em camas elásticas, prevenindo quedas e acidentes mais graves, garantindo que a brincadeira continue.

 

 

Redes de Proteção Para Coberturas

 

Comprovadamente seguras e resistentes, as redes de proteção em coberturas se tornaram quase que imprescindíveis quando o assunto é a segurança e o bem-estar familiar. Elas também podem ser instaladas em sua cobertura com o objetivo de evitar a entrada de animais, como pombos – dentre outros -, que trazem doenças, além de resquícios e objetos que o vento pode trazer.
Invista na proteção das crianças, idosos e animais de estimação, instalando as redes de proteção da Redes 4 Estações.

 

redes-protecao-residencial

 

 

Redes de Proteção Para Construções

 

As redes de proteção para obras são utilizadas em fachadas de obras, andaimes, torres de elevadores, balancins e tapumes, pois é muito eficaz na proteção em casos de queda de ferramentas, queda de detritos e reboco da obra. A tela de proteção é útil para a segurança dos trabalhadores da obra, dos transeuntes e da vizinhança. Além disso, as redes de proteção utilizadas em obras reduzem a ação das chuvas, granizos, sol e dos ventos na construção.

 

 

Redes de Proteção Para Crianças

 

Previna acidentes com seus filhos e os amiguinhos deles.
A instalação das redes de proteção é recomendada em áreas potencialmente perigosas, como janelas, varandas, terraços, coberturas, escadas, piscinas, playgrounds, quadras esportivas, etc. Também é importante proteger as casas dos avós e dos tios!
Os índices de acidentes com quedas são mais frequentes com crianças entre 8 e 12 anos, justamente nas idades que damos mais autonomia para que eles fiquem sozinhos.

 

REDES_DE_PROTECAO_PARA_CRIANCAS

 

 

Redes de Proteção Para Escadas

 

Tornar sua casa um ambiente completamente seguro é um dos objetivos da Redes Quatro Estações. É por isso que, além de proporcionar segurança, quando o assunto é redes de proteção para janelas e redes de proteção para sacadas, a Redes Quatro Estações também considera importante sanar qualquer tipo de risco relacionado à possibilidade de queda em escadas.
Tèm situações em que a presença de redes de proteção para escadas mostra-se necessária: por exemplo, se na sua família há crianças pequenas – de até oito anos – ou animais de estimação agitados, as escadas podem significar um risco considerável. Se o corrimão tem uma estrutura que permita que a criança o escale, aí realmente torna-se imperativa a instalação de redes de proteção para escadas.
Neste sentido, a Redes Quatro Estações ainda atenta ao fato de que a instalação de redes de proteção deve ser analisada individualmente, por um profissional qualificado, para que a segurança da instalação seja garantida. Porém, algumas considerações preliminares mostram-se úteis na hora de decidir que medidas de segurança poderão ser escolhidas para proteger crianças e animais de estimação, frente à possibilidade de um acidente em escadas.

 

 

Redes de Proteção Para Floreiras

 

Dedicar um espaço do seu apartamento ao cuidado de plantas e flores certamente é um passatempo prazeroso. Porém, quando este mesmo espaço também significa um potencial risco de queda para você e seus seres queridos, a situação deve ser reavaliada.

Floreira com cobertura superior

Neste caso a instalação das redes de proteção é mais simples. Se sua floreira apresenta uma cobertura que segue o mesmo formato da parte inferior, basta cobrir a frente e as laterais do vão fixando os ganchos na base e na cobertura.

Floreira sem cobertura superior

Caso a floreira não tenha uma cobertura superior – caso de prédios com sacadas e floreiras espelhadas ou dos últimos andares de edifícios – uma opção é a construção de uma estrutura metálica para dar sustentação para a rede. Os ganchos necessários à fixação são presos às paredes e a rede passa por fora da estrutura liberando o acesso à floreira.
Este artificio é muito usado em casas, mas pouco usado em prédios, pois altera as características da fachada.
No caso de prédios, o mais comum é que a rede seja fixada diretamente na parede de cima com ganchos.

Floreira desabilitada

Se você tem o espaço da floreira, mas não tem intenção de manter plantas, é possível simplesmente limitar o acesso à floreira. Aqui são duas opções: instalar redes malha 5 rentes a janela, ou, caso não haja cobertura para a floreira, esticar a malha 5 da base até o limite da janela, criando um ângulo inclinado.

 

 

Redes de Proteção Para Futebol

 

Trate do seu bem estar praticando esportes.
Você conhece os benefícios que o futebol pode lhe proporcionar? Diminuição da gordura corporal, aumento da força e da massa muscular, aumento da densidade óssea, melhora da resistência cardiovascular, favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e respiratório, ativando as suas funções, reduz o risco de várias doenças, como as cardíacas, diabetes, pressão alta, etc, elimina o estresse, dentre outros.
Mas, para o esporte ser 100% saudável, é importante preservar a segurança de quem está jogando e de quem está assistindo. Campos de futebol com redes de proteção da Redes 4 estações: agora, o seu time está completo!
Cuide também das redes das balizas, para o seu jogo ficar certinho e sem falta de equipamentos.

 

img-prod-grama-sintetica2-gr

 

 

Redes de Proteção Para Futsal

 

O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.
Cuide da sua quadra: instale nossas redes e fique sem preocupação.

 

 

Redes de Proteção Para Golfe

 

Redes e Telas de proteção para campos de golfe e driving range em escolas, clubes, casas de campo, domicílios, condomínios ou edifícios residenciais e comerciais.
A tela é uma excelente proteção para que não haja extravio das bolas, e garante que a prática do esporte não cause incômodos ou danos às áreas vizinhas.

 

 

Redes de Proteção Para Idosos

 

As Redes de Proteção são instaladas em casas e apartamentos de idosos, procurando evitar desde pequenos acidentes, como a derrubada de objetos das beiradas das sacadas, até acidentes maiores,  como quedas por causa de desiquilíbrios.
Recomenda-se instalar redes em janelas, sacadas, escadas, mezaninos e terraços.
Se as vovós e vovôs recebem regularmente seus netos, as redes de proteção também protegerão as crianças.
A rede de proteção mais indicada para idosos, e que também é instalada para pessoas que têm medo de altura, é a de malha 5 (com 5 cm de lado no losango da rede). Todavia, é muito comum realizarmos instalações com a malha 10 (com 10 cm de lado no losango da rede), pois as pessoas se sentem mais “livres” com os quadrados de lado maior. As redes malha 10 são feitas com o mesmo material da malha 5, seguindo exatamente o mesmo processo de produção e testes de qualidade.

 

 

Redes de Proteção Para Mezaninos

 

Ter a certeza de que a sua casa é um ambiente seguro e protegido proporciona uma verdadeira sensação de tranquilidade e paz ao seu lar. Estender a instalação de redes de proteção para o mezanino complementa a segurança destinada a janelas, sacadas e escadas.
Existem algumas variantes que devem ser levadas em conta na hora de instalar redes de proteção para mezaninos. A seguir, se encontram algumas opções de instalação, porém, é importante lembrar que a colocação das redes na sua residência sempre deverá ser avaliada, individualmente, por um profissional qualificado:

Entrada – Acesso ao Mezanino

Há duas maneiras de instalar as redes de proteção para mezaninos no que diz respeito à entrada do ambiente: a rede de proteção pode cobrir a parte superior da entrada – para evitar que as crianças escalem o portão de segurança –, ou a rede pode limitar-se ao espaço do mezanino sem a entrada. A primeira opção tem a vantagem de eliminar completamente o risco de queda, porém, dificulta a entrada de adultos no mezanino. A segunda opção tem a vantagem de liberar a entrada do adulto no lugar, mas oferece a possibilidade – pequena – de queda às crianças.

Escada de mezaninos

A rede de proteção pode tanto acompanhar somente a área do mezanino quanto abranger a escada, para uma proteção completa.

Fixação no mezanino

Se o teto for feito com materiais mais frágeis, que não permitam uma fixação confiável, como madeira, gesso, dry-wall, entre outros, é possível instalar uma estrutura metálica para dar sustento à rede de proteção. Este modo de instalação não interfere na instalação das redes, nem para o portãozinho de segurança, nem para a escada.

 

 

Redes de Proteção Para Pallets

 

Redes de proteção têm muitas aplicações no segmento industrial. Uma das mais comuns é o fechamento de fundos de prateleiras. Este uso é indicado em áreas de estoques tanto de matérias primas quanto de produtos finalizados, embalados e/ou já organizados em pallets.
Com a constante movimentação de produtos e maquinários, as embalagens podem ficar mal posicionadas em prateleiras. Com um pequeno descuido, os itens podem cair, causando indesejados acidentes de trabalho, apresentando riscos aos trabalhadores e danificando as mercadorias, gerando grandes prejuízos à empresa.
Prateleiras industriais, usualmente, possuem grandes dimensões (tanto na altura quanto no comprimento). Para casos específicos, podem ser confeccionados tamanhos sob medida, a fim de reduzir a necessidade de emendas de fardos durante a instalação.
A Redes Quatro Estações recomenda, como padrão, instalações realizadas em polietileno com malha 5.

 

 

Redes de Proteção Para Parquinhos

 

Existe um sábio conselho que não deve ser ignorado: “Área de lazer, perigo constante!”. Por isso, é muito bom ressaltar a importância da segurança das crianças.
Deixe o parquinho onde seu pequeno brinca mais seguro e instale redes de segurança, para evitar quedas e acidentes mais graves.

 

 

Redes de Proteção Para Piscinas

 

Com a chegada do calor do verão (típico desta estação do ano) e as férias da criançada, aumenta a utilização de piscinas e espaços deste tipo. Por isso, é necessário redobrar a atenção com os pequenos, principalmente, em sua residência. Também é importante contar com as telas e redes de proteção para piscinas em condomínios, escolas, clubes, fazendas, etc.
Existem diferentes telas de proteção para piscinas, que são feitas com malha 2×2 e malha de rede 5×5. E você conhece as diferenças das malhas das redes de proteção?
A diferença principal é que a malha 2×2 é utilizada para evitar a queda de pequenos objetos e animais bem pequenos na piscina, como passarinhos. Já a malha 5×5 é utilizada para evitar a queda de crianças e animais de pequeno porte.
A rede de proteção instalada serve para proteger contra as quedas de pessoas ou animais, além de também mantê-la limpa. Esta rede possui tratamento de UV (Raios Ultravioleta), que dará mais durabilidade à rede, e suporta cerca de 500 kg  de impacto por metro quadrado (m²).
Redes Quatro Estações conta com uma equipe de funcionários especialmente treinados para a instalação e manutenção de redes de proteção. As redes e telas de proteção para piscinas, por exemplo, são instaladas com estirantes reforçados, formando um jogo da velha sobre a água, para reforçar o meio da piscina. A instalação é feita com buchas especiais e ganchos removíveis galvanizados (antiferrugem), podendo, desta forma, retirar e colocar a rede a hora que quiser.

 

rede-proteção-piscina3

 

 

Redes de Proteção Para Playground

 

Os playgrounds possuem brinquedos que são capazes de motivar as crianças a agir socialmente, ajudando umas às outras na diversão e aprendizado. É importante proporcionar segurança, espaço e brinquedos que promovam a criatividade.
Para isso, é necessário investir em qualidade de oportunidades e recursos do playground, promovendo as características essenciais para o desenvolvimento da infância.
A área deve ser mantida segura, utilizando redes de proteção em espaços potencialmente perigosos.

 

 

Redes de Proteção Para Quadras Esportivas

 

A utilidade das redes de proteção para quadras vai muito além do que proteger crianças, adultos e animais domésticos. As redes de proteção para quadras também são a melhor forma de proteger a sua quadra poliesportiva ou campo de futebol. As redes de proteção são utilizadas para cobrir e proteger esses espaços, separar o público dos atletas e isolar as quadras de outros imóveis vizinhos.
Esse tipo de produto precisa ser escolhido com muito cuidado, para que você tenha a garantia de estar levando algo de qualidade, que terá uma boa durabilidade e um excelente costo x benefício.
A Redes Quatro Estações utiliza em sua confecção o melhor e mais puro polipropileno de alta densidade. Além da qualidade, o material é trabalhado com muito zelo, trançado em nós feitos com perfeição. Ou seja, você pode confiar tanto na matéria prima quanto na mão de obra. São vários tamanhos diferentes oferecidos ao cliente, para que um deles possa satisfazer a sua necessidade
Aliás, um dos maiores diferenciais para que a Redes Quatro Estações seja uma referência no mercado em que atua, é, justamente, o atendimento personalizado. Cada cliente é atendido com toda a atenção, para que a sua necessidade seja identificada e prontamente atendida.

 

 

Redes de Proteção Para Sacadas

 

A Redes Quatro Estações tem vasta experiência na instalação de redes de proteção em sacadas de diferentes estilos e formatos. A seguir, encontram-se alguns critérios sobre os procedimentos adotados na instalação de redes de proteção, sendo os mais relevantes: o material do guarda-corpo e formato da sacada. Antes de prevenir, porém, atente-se ao fato de que cada caso deve ser analisado por um profissional qualificado, para que a segurança da instalação da rede de proteção possa ser garantida.
Para conhecer um pouco mais sobre os procedimentos, confira nossas diretrizes de instalação:

Sacada com guarda-corpo de alvenaria

Este é o caso mais comum em sacadas. Se o guarda-corpo em alvenaria apresenta uma espessura ampla o suficiente, fura-se no topo dele, na secção horizontal. Por outro lado, se o guarda-corpo for fino, a perfuração é realizada por fora – na parte exterior do balcão – pois uma perfuração no topo do guarda-corpo não ofereceria uma sustentação adequada.

Sacada com guarda-corpo tubular

Se a o guarda-corpo tiver a estrutura em formato tubular, é feita uma amarração no tubo superior, independente do tipo de material. Este procedimento é seguido quando os espaços entre os tubos inferiores não permitem a passagem de crianças e animais. Se permitirem, o aconselhável é a instalação da rede de proteção desde o topo da sacada até a sua superfície inferior, eliminando, assim, qualquer tipo de risco.

Sacada com guarda-corpo de madeira

Quando o guarda-corpo é de madeira, não é aconselhável furá-lo, devido à possibilidade da madeira rachar no processo de instalação. Se o guarda-corpo de madeira possui formato tubular, procede-se como mencionado em guarda-corpos tubulares. Dito isto – em alguns casos não muito comuns –, se a madeira possui densidade e espessura suficientemente grandes, a instalação da rede de proteção pode ser feita diretamente na madeira.

Sacada com guarda-corpo de vidro

Como perfurar a estrutura de vidro é inviável, a instalação da rede será feita desde o topo da sacada até seu ponto inferior. Se o guarda-corpo apresentar algum espaço para amarração, a rede de proteção também poderá ser enlaçada.

Sacada com formato diferente

São consideradas sacadas com formato diferentes: arcos, ondas, quebras e recortes, etc.
Quando o prédio tem todas as sacadas posicionadas da mesma forma, por mais que elas tenham um formato diferente, ainda é possível fazer uma instalação sem necessidade de estruturas de apoio para fixação. Nestes casos, a rede de proteção acompanha o formato da sacada.
Quando esta condição não for encontrada, torna-se necessário definir outros pontos de fixação e até a montagem de uma estrutura especial.

Sacada em cobertura de prédio

Da mesma forma que em sacadas com formatos diferentes (que não seguem um padrão), pode ser necessária uma estrutura independente para a correta instalação da rede de proteção, pois não há lugar de sustentação para perfurar.

Sacada com película de vidro

Se você pensa em colocar películas de vidro em sua sacada para, depois, colocar uma rede de proteção, o procedimento recomendado é o seguinte:

• Realizar a perfuração que servirá de sustento à rede de proteção;
• Colocar ganchos e buchas;
• Chamar a empresa terceirizada para fazer a instalação da película de vidro;
• Instalar a rede de proteção;

É aconselhável seguir estes passos devido à dificuldade que o instalador de redes de proteção teria para furar a parede com o vidro já instalado.
Caso a película de vidro já esteja instalada, a Redes Quatro Estações analisará a situação e fará melhor recomendação para cada caso.

 

 

Redes de Proteção Para Quadra de Tênis

 

Os amantes de uma boa partida de tênis sabem da importância desse item para que um bom jogo possa acontecer: a rede para Tênis. Isso acontece pelo fato de que redes de maior qualidade proporcionam maior estabilidade e é claro, resistência em quadra.
Esse item é produzido com uma matéria prima de primeira qualidade e diferenciais únicos, oferecidos especialmente pela nossa empresa, é uma rede profissional confeccionada em polipropileno com nylon 100% virgem, sendo a malha de 5×5 centímetros.
As redes confeccionadas pela Redes Quatro Estações são desenvolvidas levando em consideração as características de maior importância nesse modelo de rede: resistência para levar algumas “pancadas” das bolas de tênis (que em alta velocidade podem ser ainda mais pesadas), estabilidade para ficar em pé e, é claro, durabilidade para que não seja necessário trocá-la por anos e anos.
Garantimos proteção possuindo resistência e durabilidade contra variações climáticas adversas.

 

 

Redes de Proteção Para Quadra de Vôlei

 

Empresas misturam materiais nobres e artesanato na produção de redes de vôlei, tecnologia também está presente e consegue até impedir o desgaste causado por raios UV.
A maioria dos esportes é praticada como forma de lazer, para esquecer o estresse ou, até mesmo, como treinamento profissional, no caso dos atletas. Por isso, durante esse momento, os atletas profissionais e amadores querem ter o máximo de estrutura para desfrutar do momento com os amigos ou, até mesmo, para potencializar o seu desempenho.
Uma das formas de garantir a comodidade durante a prática esportiva é se exercitar em locais que tenham redes de vôlei instaladas na medida correta e com manutenção constante. E é por essa necessidade contínua que os proprietários de quadras privadas e públicas precisam investir cada vez mais, não só no piso, vestiários, uniformes e outras utilidades, pois são as redes de vôlei que vão diferenciar o seu negócio de uma simples pelada de rua.
Para as quadras, os modelos são geralmente produzidos em polipropileno puro, que é popularmente conhecido como nylon. Nos melhores modelos, a matéria prima é trançada e passa por diversos ajustes para que alcance um nível de perfeição. Tais modelos de Rede de Vôlei podem ser instaladas em ambientes poliesportivos, de vôlei, tênis, handebol, de futebol de salão (ou o chamado society) ou outros locais que tenham essa demanda.

 

quadra-de-volei2

 

 

Redes de proteção Para Vôlei de Praia

 

Diversão garantida para os dias mais quentes, jogar vôlei de praia ajuda a desenvolver reflexos, flexibilidade, impulsão, força, concentração, coordenação motora, noção espacial e melhora a capacidade cardiorrespiratórias e tonicidade muscular, não perca tempo e contrate os serviços da 4 Estações, instale redes de proteção para Voleibol.
Na fabricação das redes a tecnologia também está presente e consegue até impedir o desgaste causado por raios UV.
Uma das formas de garantir a comodidade durante a prática esportiva é se exercitar em locais que tenham rede de vôlei instaladas na medida correta e com manutenção constante. E é por essa necessidade contínua que os proprietários de quadras privadas e públicas precisam investir cada vez mais, não só no piso, vestiários, uniformes e outras utilidades, pois são as rede de vôlei que vão diferenciar o seu negócio.

 

 

Telas Mosqueteiras

 

As telas mosqueteiras são adaptáveis em qualquer tipo janela, entretanto, as formas de instalação variam de acordo com o formato de cada uma. Se você tiver uma janela basculante, por exemplo, aconselha-se que instalação seja feita pelo lado de dentro, com um modelo removível, facilitando a abertura e o fechamento. Além disso, colunas, revestimentos e outros acabamentos podem interferir no ponto de instalação.

A Redes Quatro Estações está preparada para lidar com todos os estilos de janela e irá instalar sua tela mosqueteira no Rio de Janeiro com todo o cuidado necessário, tornando seu ambiente mais tranquilo e seguro. Por isso, conta com dois modelos.

 

 

Tela mosqueteira para janela de correr

 

Tela mosqueteira removível para janela basculante

 

Benefícios:

  • Permitem ambientes mais arejados e livres de insetos, que podem, inclusive, causar doenças;
  • Dispensam o uso de ar condicionado, que custa caro e gasta energia;
  • Impedem a entrada e saída de animais de pequeno porte
  • Reduz a entrada de poeira e também folhas de árvores próximas;

*Vale lembrar que as telas mosqueteiras para janelas não têm o objetivo de proteger crianças ou animais domésticos. Para proteção de pessoas e/ou animais o certo é recorrer a redes de proteção feitas em polietileno e fixadas com ganchos parafusados

 

detalhe-tela-mosquiteira-porta-balcao_aluminium

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *